O hábito de tomar café é capaz de tornar o dia de trabalho mais produtivo

Tomar café é inegavelmente delicioso, o que faz com que mantenha milhares de admiradores fiéis espalhados por todos os lugares. Os efeitos do café estão sendo cada vez mais estudados pelo mundo, a partir disso, já foi possível comprovarmos inúmeros de seus benefícios, inclusive em prevenções de doenças graves.

Mas além das suas inúmeras vantagens ligadas à saúde também tivemos comprovações recentes que o café é capaz de melhorar a nossa produtividade enquanto estamos trabalhando, agindo positivamente na nossa memória, concentração e bem-estar.

1. Melhora a memória

Em uma pesquisa recente na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, pesquisadores descobriram que a cafeína provoca melhoria da memória.

O estudo, publicado no periódico Nature Neuroscience¹ e replicado pela revista Veja, mostrou que a cafeína fortaleceu alguns tipos de memória por até 24 horas após seu consumo, evitando possíveis erros corriqueiros gerados pela falta de memória.

A pesquisa foi realizada com 44 pessoas que não consumiam cafeína regularmente, elas ingeriram 200 mg de cafeína (correspondente a duas xícaras de café pequena) logo após visualizarem uma série de imagens.

No dia seguinte à ingestão, a capacidade dos participantes de reconhecer as imagens foi testada. Algumas imagens foram repetidas exatamente como na véspera, outras eram novas e algumas parecidas, mas com detalhes diferentes. O grupo que consumiu cafeína identificou melhor imagens como “similares”, e não “iguais”.

De acordo com os autores, a capacidade do cérebro de reconhecer a diferença entre dois objetos parecidos, mas não idênticos, reflete um nível mais profundo de retenção de memória. “O uso desses recursos requer que o cérebro faça uma discriminação mais elaborada, que parece ser o processo influenciado pela cafeína.” afirma Michael Yassa, professor da Universidade Johns Hopkins e um dos autores do estudo.

2. Aumenta a concentração

A cafeína, é capaz de nos manter mais alertas e concentrados. Ao entrar em contato com nosso sistema nervoso central, a substância presente no café é capaz de bloquear o efeito da Adenosina², que age diretamente nas nossas sensações de sono e cansaço. Consequentemente, nos tornamos mais alertas e concentrados após a ingestão de café.

3. Aguça os sentidos

Ainda devido ao motivo citado anteriormente, ou seja, o efeito da cafeína no bloqueio da Adenosina no nosso organismo, a ingestão de café diminui a sensação de fadiga e consequentemente nos leva ao estado de vigia³, aguçando os nosso principais sentidos, além disso, a visão e audição se tornam mais sensíveis.

E como negar o efeito do café sobre o olfato? É impossível ignorar o cheirinho de café novo, que ao entrar em contato com nosso organismo,é capaz de gerar sensação de bem-estar.

4. Promove uma sensação de bem-estar

O Instituto carioca D’Or de Ensino e Pesquisa (IDOR) comprovou através de pesquisa recente4, diversos benefícios gerados pelo café, inclusive o bem-estar gerado após a sua ingestão.

E é inegável, a importância de nos mantermos satisfeitos e com um bom humor para atingirmos uma melhor produtividade.

5. Beneficia o raciocínio

Pesquisa recente do London School of Hygiene and Tropical Medicine ⁵ comprovou que a cafeína ajuda a melhorar a memória e a concentração de trabalhadores, bem como a reduzir o número de erros cometidos durante o trabalho.

Os pesquisadores britânicos analisaram o resultado de treze pesquisas anteriores que estudaram o comportamento de trabalhadores que tinham por hábito trabalhar durante longos períodos. Um grupo de voluntários foi chamado a realizar testes de memória, concentração, uso de palavras e raciocínio – duas das provas tinham como objetivo verificar se eles estavam propensos a cometer erros simples.

Em uma segunda etapa, foram comparadas uma amostra de trabalhadores que ingeriram café aos que não ingeriram, os resultados desta etapa mostraram que aqueles que puderam beber café tiveram melhores resultados nos testes de concentração, memória e raciocínio.

“Os resultados mostram que a cafeína pode reduzir o número de erros e melhorar a capacidade cognitiva dos funcionários”, disse Katharine Ker, que liderou o estudo.

Depois de descobrirmos, que além de um sabor maravilhoso e um aroma reconfortante, o café pode ser um de nossos melhores aliados na hora do trabalho, a parada para aqueles cinco minutinhos de café, se tornaram irresistíveis, não é mesmo?

Fonte: Beer or Coffee

TOP