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Comunicação Corporativa

Published by Alana Vitória on

O que é a comunicação corporativa?

A Comunicação Corporativa é um conjunto de práticas voltadas para os diferentes canais de comunicação da empresa e para os seus diferentes públicos, ou seja, os colaboradores, clientes, imprensa, fornecedores e investidores, ou seja, os stakeholders

O objetivo principal é fortalecer o branding da empresa, transmitir mensagens claras, criar conexões entre as pessoas e contribuir para a imagem da organização. Dessa forma, a comunicação corporativa visa estabelecer uma relação de confiança entre os stakeholders e a empresa, por meio de estratégias e ferramentas que ajudam a contar a história da marca, incentivar o diálogo, demonstrar o comprometimento social e aumentar o interesse na atividade da empresa.

Uma empresa que possui uma boa comunicação corporativa com seus colaboradores, por exemplo, pode contar com uma cultura de feedbacks, promovendo canais de comunicação que possam permitir essa troca de informações entre as pessoas. Além disso, uma organização que também conta com um sistema de gestão à vista, também pode ser considerado como uma prática para uma boa comunicação corporativa, já que promove troca de dados que vão ajudar os demais.

Qual a importância da comunicação corporativa?

A comunicação corporativa desempenha um papel importante nas organizações, pois ela é a base para a construção de um bomclima organizacionale direciona as ações dos colaboradores para alcançar amissão, visão e valoresda empresa. Se bem aplicada, ela pode gerar grandes resultados para a empresa e seus colaboradores, como:

  • melhoria no desempenho das pessoas;
  • aumento da produtividade;
  • fortalecimento de marca;
  • diferencial competitivo no mercado, tanto para os produtos como também na gestão de talentos;
  • melhor clima organizacional.

Dessa forma, quando falamos em comunicação interna, a gestão de Recursos Humanos desempenha um papel vital na implementação das estratégias de comunicação corporativa. Isso porque é essa área a responsável por planejar e desenvolver os processos de comunicação, como a gestão de incidentes, cultura de feedbacks e o lançamento de campanhas de branding.

Além disso, é papel do RH identificar os ruídos de comunicação e orientar os colaboradores sobre como se comunicar adequadamente dentro da empresa, promovendo um clima organizacional saudável.

Assim, o outro lado da comunicação corporativa, aquele que lida com o mercado, fica a cargo do time de marketing, que construirá campanhas para atrair e engajar potenciais clientes.

Saiba mais em: Comunicação corporativa: tipos + importância + 5 vantagens (siteware.com.br)

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