Rede Social de Osasco

/ / Projeto Social
Smart Place Coworking

A Rede Social de Osasco surgiu em agosto de 2015, inspirada na Rede Social do Centro que já atua desde julho de 2010 e ao todo já atendemos mais de meio milhão de pessoas com Mutirões por toda a cidade de SP e Osasco. Nosso Objetivo A Rede Social de Osasco tem o intuito de Unir, Fortalecer e Organizar o 3º setor na cidade de Osasco e gostaríamos de levar essa ideia também para outras cidades. Estamos sempre procurando pessoas que queiram participar dessa Rede que tem o intuito de colaborar com a nossa sociedade e divulgar o bem.

O papel da Rede Social de Osasco é difundira prática do coletivismo. A Rede Social de Osasco é mais que um movimento social, é um estilo de vida. Temos um longo caminho pela frente.

GRUPO DE COLABORAÇÃO ENTRE INTEGRANTES DA REDE SOCIAL

  • MISSÃO Unir, Fortalecer e Organizar o 3º setor.
  • VISÃO Criar uma sociedade pensada nas pessoas.
  • VALORES Difundira prática do coletivismo.

Grupo criado no WhatsApp para reunir pessoas ligadas a projetos sociais e pessoas que gostam de colaborar com a cidade. O objetivo é que um integrante colabore com o outro, demonstrando assim que é possível e viável o trabalho em rede. Neste grupo ocorre doações diversas como, cadeiras de rodas, cestas básicas, muletas, remédios, brinquedos, roupas, utensílios domésticos, além de dúvidas sobre o 3º setor, divulgação de projetos, eventos e muito mais. Empresas que dão descontos especiais para a nossa rede podem se divulgar. É a sociedade civil demostrando sua real força, mostrando que quanto mais se organiza, mais pode contribuir socialmente. É necessário entender que para uma cidade melhorar realmente, a participação do 3º setor é de fundamental importância. Para isso, o 3º setor precisa participar das decisões da c idade, complementando as demandas sociais. Nesse grupo as amizades se estreitam ainda mais, criando uma ótima rede de contatos para que despertemos ainda mais a nossa cidadania. Graças a este grupo, muitos eventos ocorrem, muitos voluntários são alcançados e muitas pessoas recebem colaboração, tudo sem burocracia e sem fila. As demandas são colocadas no grupo oferecendo ou pedindo e ali mesmo as trocas acontecem, com muita transparência e celeridade. Todos saem ganhando, os que precisam ajudar e os que precisam de ajuda.

TUDO COM REGRAS BEM OBJETIVAS, QUE TODOS RECEBEM ANTES DE ENTRAR NO GRUPO.

Divisão da Rede Social de Osasco em19 Áreas

A Rede Social de Osasco dividiu a cidade em 19 áreas, 19 grupos de WhatsApp, dentre os 60 bairros existentes, para poder atender rodo o território de Osasco com mais qualidade. Aproximando ainda mais os projetos sociais e as pessoas dos bairros onde atuam. Sim, estamos desenvolvendo uma cidade pensada nas pessoas. Precisamos nos unir, nos organizar e nos fortalecer se queremos realmente um desenvolvimento real para os nossos bairros. Você sabia que a cada R$ 1,00 investido em projetos sociais, retorna R$ 27,00 para a sociedade? Com esse projeto todos saem ganhando, os munícipes, os comerciantes e a administração pública que terá demandas mais objetivas sobre cada região.

Rede Social de Osasco
Rede Social de Osasco

Projeto Mutirão do Bem

Em julho de 2010, através de projetos sociais do centro da cidade de SP, nasce a Rede Social do Centro, com início na Cracolândia. Este projeto atua em diversas localidades na cidade de São Paulo e Osasco com uma força incrível através das seguintes Redes: Rede Social do Centro, Rede Social Zona Norte, Rede Social Zona Leste, Rede Social Noroeste, Rede Social Tremembé -Jaçanã e Rede Social de Osasco. Onde juntos atenderam quase 600 mil pessoas gratuitamente levando a todos que precisam serviços de saúde, educação, cultura e lazer. O Mutirão do Bem realizado na cidade de Osasco tem o formato próprio, dura em média 3 meses desde a 1ª reunião com as lideranças do bairro e com o poder público até a data escolhida para o evento. O projeto ganhou o nome de Mutirão do Bem, em virtude da chacina ocorrida no Bairro do Munhoz Junior onde foi o local escolhido para ser o nosso 1º evento no dia 20.02.2016 com 6.320 atendimentos, o 2º no bairro do Jd. Conceição com 10.100 atendimentos e o 3º no Jd. Aliança com 12.014 atendimentos gratuitos e o 4º no bairro Vila Menck com 11.600 pessoas atendidas.

Projeto Abrace sua Escola

A ideia é criarmos uma rede de ajuda à escola, utilizando grupos já existentes como: Representantes do APM, representantes do Grêmio Estudantil, representantes da Diretoria da escola, representantes dos professores, representantes do bairro, representantes de projetos sociais e empresários. A escola precisa de ajuda, tem muitas pessoas que frequentam esse ambiente e se cada um fizer um pouco, a escola dos nossos sonhos surgirá. Isso é cidadania. A Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria de Obras estão sendo chamadas para participarem. A presença do município é muito importante. Temos muitas escolas para serem cuidadas e todas as forças organizadas são bem-vindas. Muitas vidas podem ser melhoradas com esse projeto. Uma parte importante que temos que mencionar, é o valor que cada escola economizara com esses serviços, direcionando essa economia para melhorar o ambiente escolar.

Escola Inteligente e Sustentável

Este projeto veio para criar uma liberdade financeira para as escolas estaduais, criando renda através de reciclagem e tornando o ambiente escolar muito mais harmonioso. A ideia é começar com a doação de óleo usado entre os alunos e seus familiares e depois estender essa ideia para o bairro, criando assim uma rede de colaboração e mostrando para a população que as escolas devem ser cuidadas por todos. Mas por todas as escolas terem grandes espaços ociosos, poderemos trabalhar com diversos materiais recicláveis, aumentando o retorno financeiro e ainda colaborando com o meio ambiente da cidade. A título de exemplo Osasco ocupa o 2º lugar no estado de São Paulo da cidade mais poluída. Com essa renda extra, um grupo de representantes da escola como: Grêmio, Associação de Pais e Mestres, funcionários e professores irão decidir aonde esses valores serão empregados. Criando assim um ambiente escolar mais digno para todos.

Loja Virtual

Com objetivo de oferecer meios de gerar recursos às ONGs da Nossa Cidade, a Rede Social de Osasco em parceria com a empresa Teck Prints, desenvolveu uma plataforma que hospeda 12 ONGs. A proposta contempla a comercialização de produtos como: camisetas, canecas, squeeze e almofadas, através de uma Loja Virtual, onde as próprias Instituições realizarão a divulgação. Vale destacar que a própria Teck Prints, assumirá toda logística após a chegada dos pedidos efetuando a entrega dos produtos. O lucro das vendas será destinado totalmente às ONGs que não terão nenhum custo nesta engenharia. Esse é um Projeto Piloto, onde a intenção é beneficiar futuramente outras Instituições. É a Rede Social de Osasco em parceria com o 2º setor, buscando mecanismos para o fortalecimento do 3º setor. A Teck Prints é uma gráfica expressa que está no mercado há mais de 20 anos e está localizada no Osasco Plaza Shopping, uma empresa com responsabilidade social.

A Casa do 3º Setor

É uma organização da sociedade civil, sem fins econômicos ou lucrativos, de interesse público, apartidário, com sede em Osasco que tem como objetivo: 1) Colaborar no fortalecimento de organizações da sociedade civil, inclusive de Religiosas, grupos, movimentos sociais, integrantes do denominado Terceiro Setor; 2) Prestar assessoramento político, técnico, administrativo e financeiro para: a) fortalecer a participação, autonomia e protagonismo de movimentos sociais, organizações e grupos populares e de usuários; b) Identificar as potencialidades, mobilizar e organizar grupos e lideranças locais, por meio de sua articulação com a política de assistência social e demais políticas públicas; c) subsidiar a intervenção nas instâncias e espaços de participação democrática; d) fortalecer e qualificar as entidades e organizações quanto ao seu planejamento, captação de recursos, gestão, monitoramento, avaliação, oferta e execução dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais e para sua atuação na defesa e garantia de direitos. e) Desenvolver e divulgar conhecimentos técnicos e científicos para o Terceiro Setor; ) Influenciar e propor o aprimoramento das políticas públicas, e ações no âmbito da solidariedade social; g) Utilizar toda sinergia decorrente da união de experiências e esforços de diferentes profissionais, instituições e empresas, que visem atenuar a dívida social; h) Promover o voluntariado.

Práticas da Programação Neurolinguística para 52 diretores das escolas estaduais da cidade de Osasco

Percebemos que as pessoas têm perdido muitas oportunidades por simplesmente não conseguirem se comunicar de forma correta ou não dar o primeiro passo, por isso desenvolvemos o curso “PNL” com a finalidade de ajudar diretores a gerir a própria vida obtendo maiores resultados. Curso para desenvolver a gestão da sua própria vida baseada na inteligência emocional, automotivação para que consiga relacionar-se com pessoas e situações rotineiras com maior autoconfiança e assertividade. Através de técnicas da programação neurolinguística, comprovadas cientificamente e reconhecida mundialmente. O curso tem duração de 8 horas em média podendo ser divididos em 2 dias, com matérias dinâmicas e práticas.

Depoimento:

Rafael
Rafael

Smart Place Coworking apareceu na nossa vida no momento que estávamos sem ter aonde realizar nossas reuniões mensais. Como um milagre, o proprietário Danilo, nos perguntou se gostaríamos de utilizar o espaço para os encontros mensais, local para entregarem as doações e ser a sede do projeto. Essa ideia surgiu de uma conversa rápida que ocorreu entre o António Araújo e o Danilo no próprio CoWorking e que depois ligaram para o Rafael Alves, idealizador do projeto e acertaram todos os detalhes.

De lá para cá realizamos diversos encontros mensais do projeto, diversas reuniões entre integrantes do grupo, integrantes do grupo se tornaram Coworker, estamos realizando Live todas as sextas feiras as 12h00 na página da Rede Social de Osasco no Facebook e diversos projetos estão surgindo com essas reuniões. Foi um encontro que gerou muitos frutos e que se Deus quiser continuará gerando e impactando bastante a nossa cidade.

Muito obrigado Smart Place Coworking, são atitudes como essa que mudam a realidade de muitas pessoas. Que mais empresas pratiquem a responsabilidade social. O 2º setor precisa se aproximar cada vez mais dos projetos sociais da nossa cidade.

Link para download do Mídia kit da Rede Social de Osasco

TOP