Não existe uma fórmula mágica para transformar o Brasil e colocá-lo nas primeiras posições mundiais dos rankings de inovação. Em um ambiente desafiador, a criatividade é o que prospera. Dobrar a taxa de criação de Startups e incentivar ainda mais esse tipo de inovação pode ser a maneira ideal de tornar o país cada vez mais competitivo.
O Marco Legal das Startups que tramita no Congresso irá melhorar o ambiente de negócios para as Startups e, entre suas principais propostas, destaca-se, a criação de uma conceituação unificada de Startup, e a simplificação de modelos societários, deixando mais fácil e barata a burocracia para se abrir e manter uma empresa.
Outro ganho importante para o cenário de investimentos no Brasil, é a proteção ao investidor-anjo, o investidor pessoa física que aposta nas Startups logo no início. Os riscos na pessoa física assustam e limitam o potencial de financiamento destes negócios. Basta deixarmos claras as regras e garantir minimamente a segurança dos investidores.
Existem, claro, pontos de extrema atenção no pacote regulatório, como, por exemplo, deixar bem claro o que, de fato, é uma Startup. É importante ter suas características definidas para que outras empresas, que não não se encaixam no modelo de Startup, não tentem se enquadrar nessa categoria por falta de definições claras, se beneficiando indevidamente.
Com mais de 12 mil Startups de portas abertas no Brasil, e quase R$ 10 bilhões investidos neste tipo de negócio, estamos caminhando para um ecossistema de primeira linha. Vivemos uma era em que corremos o risco de ficarmos para trás na competitividade global se não desenvolvermos formas de andar muito mais rápido do que andamos, principalmente no quesito inovação e tecnologia.
Mesmo vivendo um momento de amadurecimento do ecossistema nacional das Startups, o país deve fazer um esforço para o fomento desse setor, ainda pouco explorado e que pode contribuir tanto para a geração de renda quanto para o aumento da oferta de empregos qualificados.
Para ler a matéria na integra Clique Aqui.
Compartilhem com os Amigos!
Fonte: Startupi
0 Comments