A inteligência emocional de líderes e gestores é fundamental, tanto para lidar com possíveis mudanças organizacionais como para desenvolver uma cultura de alto impacto e manter a motivação e engajamento das pessoas, os principais atores da execução da estratégia empresarial.
Não à toa, desde Daniel Goleman e seu best seller Inteligência Emocional, o tema não para de ganhar relevância e hoje está presente em diversas pautas de recursos humanos, indo do desenvolvimento de lideranças à retenção de talentos.
Uma jornada efetiva para lidar com complexidade e mudança requer de líderes e gestores o entendimento claro de seus papéis, o autoconhecimento da sua inteligência emocional, uma boa leitura do ambiente organizacional, uma comunicação efetiva com suas equipes e a coerência e consistência de suas falas e ações, o walk-the-talk.
O primeiro passo é compreender a distinção entre o que é ser gestor e o que é ser líder, às vezes confundidos como sinônimos em vez de complementos necessários e indispensáveis. John Kotter, professor de Liderança da Harvard Business School, aplica uma definição que deixa bem claras as diferentes facetas entre gestor e líder em cima do que ele considera os três principais objetivos de ambos: decidir o que precisa ser feito, criar uma rede de pessoas para fazê-lo, e garantir que seja feito.
Na ordem desses objetivos, ao gestor cabe lidar com a complexidade, ou seja, planejar e orçamentar, organizar e alocar recursos, e acompanhar e resolver problemas. Já ao papel do líder, cabe lidar com a mudança, na mesma sequência, estabelecer uma direção/visão, alinhar com propósito as pessoas, motivar e inspirar.
Tendo claro cada papel, a gestão emocional na gestão de pessoas é sustentada principalmente pelo papel do líder e a cultura que ele ou ela promove. Um bom líder precisa ter compreensão de si mesmo para poder liderar.
No que tange à inteligência emocional, é importante conhecer as habilidades intrapessoais, ou emocionais, e as habilidades interpessoais, ou sociais, que possuímos como líderes e membros de equipes de trabalho.
Leia mais em: Exame
Gostou deste artigo? siga-nos nas redes sociais para saber tudo sobre o mundo dos negócios e suas inovações!
Se você gostou desse conteúdo, por favor, compartilhe com seus amigos. Este pequeno gesto de sua parte nos ajuda muito!
0 Comments