Dicas de um marketing inovador para aumentar as vendas da sua PME.
Se por um lado a pandemia impulsionou o processo de transformação tecnológica em todo o mundo, por outro também aumentou a competitividade entre as marcas no ambiente digital – tornando a complexa missão de chamar a atenção do público (e se destacar em meio a uma verdadeira enxurrada de lives, ofertas, webinars, anúncios e outras ações nas redes sociais) ainda mais desafiadora.
Nesse cenário, a importância de investir em uma boa estratégia de marketing é inquestionável – especialmente para os pequenos e médios empreendedores. Afinal, um plano de comunicação e vendas bem estruturado é essencial para que negócios dos mais variados portes e segmentos consigam posicionar suas marcas no mercado de maneira assertiva e, consequentemente, gerar mais vendas e resultados mesmo com departamentos enxutos.
“Existem muitas formas de conseguir aumentar o faturamento por algumas semanas. Macetes promocionais, ferramentas mágicas de marketing digital, frases contundentes que aumentam a conversão em 300%. Mas se você quer um crescimento sustentável, precisa ir além”, diz o executivo.
Abaixo, ele compartilha dicas de marketing que considera essenciais para que um negócio prospere. Confira!
1 -Teste formas de convencer o cliente
Se você conhece bem o seu consumidor, está convicto que tem uma boa proposta e escolheu a barreira que quer quebrar, está pronto para começar a oferecer a sua “ajuda” a eles. Mas existem muitas formas de fazer isso. Você pode querer usar um anúncio no Google, contratar um influenciador, criar uma abordagem por Whatsapp, alugar um outdoor, distribuir panfletos na rua, patrocinar um festival, fazer um programa de indicação ou até mesmo ir para a televisão. Qual delas funciona melhor?
2- Conheça profundamente o seu cliente
Não existe investimento que tenha maior retorno do que o de entender quem compra o que você vende. Como é a vida dessa pessoa? Em que momento ela percebe que precisa comprar algo da sua categoria? Por que eles preferem o seu e não o da concorrência? O que eles gostam mais? O que eles acham que precisa melhorar?
Opiniões isoladas são apenas opiniões isoladas, mas feedbacks constantes sobre o que alimenta essa relação de consumo são um tesouro para qualquer negócio. Esses relatos revelam o real diferencial e as fragilidades da sua empresa, analisadas do ponto de vista mais importante: o do cliente.
3- Perceba as barreiras que são as maiores e mais fáceis de quebrar
Todo negócio tem apenas três formas de crescer vendas: através do aumento da base de clientes, do aumento da frequência de transações ou do aumento do desembolso em cada compra. Quando temos recursos limitados, você precisa identificar qual é a mais fácil e focar a maior parte da sua energia nela.
De cada cem pessoas que ficam sabendo do seu xampu, quantas compram? De cada cem clientes que já experimentaram, quantos compraram de novo? De cada cem clientes que compram com frequência, quantos consideram o seu produto como o seu xampu preferido? De cada cem pessoas que preferem o seu xampu, quantos compram a versão mais cara?
Essas perguntas ajudam a identificar qual barreira é a mais fácil de quebrar. Se a maioria das pessoas que compra o seu produto pela primeira vez vira um ciente frequente, você precisa investir em experimentação, por exemplo. Em geral, se você concentra seus investimentos nas barreiras mais fáceis de quebrar, seu retorno é bem mais alto.
Leia mais em: Exame
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