Exemplos de parcerias entre marcas – e como abrir a inovação da sua empresa
Uma coisa é você ser leal às suas marcas favoritas. Outra coisa é quando duas dessas marcas se juntam e criam aquilo que você nem sabia que precisava.
Se você tem em torno de 25 a 35 anos, vai lembrar do seguinte produto de co-branding: uma garrafinha de guaraná com um pokémon escondido na tampinha. Agora, se você é mais novo, deve saber das inúmeras parcerias entre marcas de tênis e outros segmentos que estão em alta no momento.
Essas parcerias geniais para os clientes podem resultar tanto em novos produtos, como é o caso do guaraná, quanto em novas soluções que fogem totalmente do escopo de uma das empresas. Quando o grupo de música BTS se uniu ao McDonald’s, por exemplo, o resultado foi um lançamento de peças de roupa e um novo combo que ajudou a rede de fast food a aumentar suas vendas em 41%.
Veja exemplos de parcerias de sucesso entre marcas famosas:
1 – Nike + Apple
Nike e Apple andam juntas desde o início dos anos 2000.
Desde então a parceria evoluiu para se tornar o Nike+. App que usa a tecnologia de rastreamento de atividades incorporada em roupas e equipamentos esportivos para sincronizar com os app do iPhone.
Permitindo aos usuários rastrear e registrar dados de exercícios.
2 – Starbucks + Spotify
A Starbucks e a Spotify firmaram uma parceria inovadora de co-branding para construir um “ecossistema musical”.
Por meio da iniciativa, os clientes da Starbucks tem acesso a uma lista de reprodução (através do app Starbucks Mobile) e podem selecionar músicas para tocar durante o dia na loja.
Isso oferece aos artistas maior acesso aos consumidores e cria um clima pessoal para o ambiente da cafeteria.
3 – Doritos + Taco Bell
Em 2014, a rede de fast food Taco Bell fez uma parceria com a PepsiCo — responsável por comercializar o salgadinho Doritos — para criar um novo produto: o Doritos Locos Taco.
Em três anos, 1 bilhão de produtos foram vendidos, de acordo com a Business Insider, o que evidenciou que a fusão foi um sucesso.
Como firmar parcerias de sucesso para o co-branding?
Para estabelecer uma boa parceria de co-branding, as empresas precisam identificar um parceiro que compartilhe de seus valores e da sua cultura. Caso contrário, existe uma grande chance da ação ser mal sucedida.
As empresas também precisam ter um público-alvo em comum. Os clientes atuais de uma marca não podem ser conflitantes com os da outra empresa para que não haja riscos da parceria ser mal vista ou mal sucedida.
Outro cuidado para o desenvolvimento de uma estratégia de co-branding é a definição da mensagem a ser transmitida para a audiência e se ela está alinhada ao posicionamento de marca de ambos os negócios.
Também é necessário certificar de que haja uma divisão clara do trabalho e que cada parceiro traga algo único para a estratégia. Desta forma, é mais fácil ter fluidez no processo para que a ideia realmente saia do papel.
Além disso, é importante estabelecer metas e objetivos para a parceria e determinar métodos para medir os resultados.
Por fim, as empresas precisam estar preparadas para investir tempo e recursos para tornar a estratégia um sucesso.
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