Por que você deve apostar em parcerias com startups e as vantagens:
Já faz anos que parcerias entre startups e grandes empresas estão fazendo com que pequenos negócios ganham notoriedade e cresçam de forma acelerada, seja em forma de trabalho cooperativo, em união de soluções ou em contratações.
Apesar de ser algo muito positivo, existe toda uma dificuldade para conseguir estabelecer uma relação como essas, começando logo na conexão da startup com a companhia e na sua apresentação. Por isso, a startup deve estar muito bem preparada, demonstrar tudo o que tem a oferecer e deixar claro quais problemas resolve.
Então, para que você entenda como começar essas parcerias, veja 5 níveis de engajamento de inovação com startups:
Nível 1: Contratação de startups como fornecedores da áreas do negócio
Algum tempo atrás a Nestlé divulgou a “Panela”, que é seu programa de inovação aberta. E se você entrar no site da empresa, vai ver que dos desafios que eles divulgam pro mercado, um deles é relacionado a finanças e outro é relacionado a triagem de currículos.
Esses 2 desafios não têm a ver com a área da Nestlé. Mas através da inovação aberta eles conseguem encontrar parcerias para resolver problemas internos da empresa.
Nível 2: Startups como impulsionadores de projetos de inovação
Um exemplo pode ser a “BRF”, que firmou uma parceria com a startup “Aleph Farms”. O objetivo central da parceria é a busca por produzir produtos a partir da célula de animais e com isso, vemos uma relação bem mais direta com o negócio da BRF.
Nível 3: Estratégias de go-to-market conjuntas
A Gerdau e a Vector se uniram para criar uma iniciativa logística. A Gerdau já tinha uma demanda muito grande de logística e a Vector já tinha essa expertise em outro ramo.
A Gerdau já tinha uma demanda grande de logística dentro de sua própria estrutura de aço…e fazia parte dos planos da empresa diversificar suas receitas para além do seu negócio principal.
Nível 4: Investimentos em startups
Um exemplo aqui pode ser o investimento de 5 milhões que o BTG Pactual fez na iClubs, para aumentar a equipe de tecnologia. O BTG inclusive, já era cliente da iClubs. Então muitas vezes dentro dos níveis 3, 4 e até no 5, a empresa já tem um contato com a solução da startup e vice versa.
Nível 5: Aquisição de startups
Em 2021 a Renner adquiriu a Repassa para consolidar suas operações online e se tornar um ecossistema de moda e lifestyle.
A Renner já tinha interesse no segmento no mercado de atuação de moda e varejo, então em vez de fazer esse desenvolvimento interno… ela viu que já tinha uma startup com um time capaz e produto bem desenvolvido e fez a aquisição. Então o interesse é tanto financeiro quanto estratégico.
Vantagens da parceria entre startups e grandes empresas
Acesso a cliente maiores
Grandes contas normalmente vêm acompanhadas de tickets mais altos, mas ter acesso a elas é muito mais difícil do que a pequenas empresas. Com uma parceria é possível facilitar o acesso a outras empresas de grande porte e formar um grupo de clientes na carteira que gera um faturamento adicional bastante relevante.
Os profissionais e gestores de uma grande corporação provavelmente confiam mais em uma startup após ela ser parceira de outro negócio do mesmo tamanho e demonstrar que tem estrutura, processos, critérios e virtudes para manter um atendimento satisfatório e gerar resultados.
Facilidade para aquisição de clientes
Parcerias podem ajudar uma startup a penetrar nas enormes carteiras de clientes de grandes empresas, assim como podem dar ao negócio facilidade de acesso a possíveis clientes de um segmento dentro do qual ele ainda não tinha relevância. Assim, no geral, há um grande impulsionamento para o aumento da fatia de mercado da startup.
Aprendizado para gestores e equipe
Estar em uma parceria com uma grande organização coloca os gestores da startup e a sua equipe em contato com uma realidade que seria distante — processos complexos, grandes objetivos, regras e leis, cuidados específicos, exigências maiores. E a falta de conhecimento, especialmente de obstáculos e dificuldades, poderia ser um problema para o crescimento da startup.
Nesse sentido, parcerias entre startups e grandes empresas dão bagagem a todos os profissionais de pequenos negócios, que aprendem muito tanto com a organização parceira quanto com suas ações após a efetivação da relação. Consequentemente, todos ficam mais rapidamente preparados para lidarem com os requisitos e as especificidades do crescimento.
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