Realidade Aumentada: o mundo real através das lentes
A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade.
Se você acompanha as notícias relacionadas ao mundo da tecnologia, certamente já deve ter se deparado com artigos que falam da realidade aumentada como uma das tendências atuais. É fato que nos últimos cinco anos muitas empresas embarcaram nessa onda visando enriquecer as experiências dos usuários.
O que é realidade aumentada?
A realidade aumentada (RA) consiste em uma tecnologia que integra um conteúdo virtual dentro de um cenário real a partir de câmeras. Com isso, ela permite sobrepor elementos — oferecendo um mundo real com outros olhos.
Essa tecnologia é capaz de criar uma camada digital sobre qualquer cena, ampliando, de fato, o que se vê em um smartphone, tablet ou qualquer outro aparelho com câmera.
Como funciona a realidade aumentada?
Esse sistema depende alguns componentes básicos:
- câmeras e lentes: captam as imagens e informações do ambiente real para serem interagidos com objetos virtuais e exibem o conteúdo na plataforma;
- sensores: fazem as leituras dos objetos, permitindo que o dispositivo determinar sua localização e características;
- computação: realiza o processamento dos dados, permitindo a RA reconhecer os objetos identificados com as câmeras e sensores;
- inteligência artificial (IA): realiza o processamento dos dados para realizar tarefas mais complexas, principalmente dentro de um aplicativo de RA.
A partir desses elementos, a realidade aumentada consegue realizar seu objetivo, criando uma experiência de imersão para todos os usuários.
4 Aplicações da Realidade Aumentada
- CIRURGIA MINUCIOSA: Através de tablets ou óculos holográficos, os médicos podem visualizar órgãos em 3D ou consultar o histórico do paciente antes ou durante a intervenção cirúrgica.
- ARQUITETURA INTELIGENTE: Muitas empresas utilizam a RA para que o cliente verifique em tempo real como sua casa ficará depois de concluídas as obras ou como a nova poltrona combinará com a decoração.
- O UNIVERSO MAIS PERTO: Focalizando a câmara de seu dispositivo móvel no céu, poderá identificar estrelas, constelações, planetas e corpos celestes, além de receber informações adicionais sobre os mesmos.
- CARROS SOB MEDIDA: São cada vez mais os fabricantes de automóveis que oferecem aos seus potenciais compradores a possibilidade de visualizarem seu futuro carro, assim como adaptá-lo aos seus gostos e necessidades.
DIFERENÇAS ENTRE A REALIDADE AUMENTADA E A REALIDADE VIRTUAL
Um ponto de atenção aqui é que, embora também leve o nome de realidade expandida ou ampliada, a RA não é a mesma coisa que a realidade virtual.
Enquanto a primeira inclui elementos virtuais no mundo real, a RV faz o oposto: cria ambientes virtuais e transporta as pessoas para esses lugares, por meio de instrumentos tecnológicos como óculos.
A realidade virtual faz com que o usuário experimente um ambiente completamente diferente daquele em que está acostumado. Já a realidade aumentada acrescenta itens virtuais a um ambiente já existente.
Gostou deste artigo? siga-nos nas redes sociais para saber tudo sobre o mundo dos negócios e suas inovações!
Se você gostou desse conteúdo, por favor, compartilhe com seus amigos. Este pequeno gesto de sua parte nos ajuda muito!
0 Comments