Normas sociais que garantem a boa convivência no trabalho
Existem regras de convivência no trabalho?
Não existem regras de convivência no trabalho dispostas em um manual. No entanto, existem normas sociais e práticas que garantem a boa convivência: uma espécie de etiqueta profissional que favorece as relações no ambiente de trabalho.
É preciso, por exemplo, levar em conta a educação, a imagem pessoal no ambiente de trabalho e a maneira com que você interage com os colegas.
Seguir essas “regras” faz parte do conjunto de habilidades comportamentais que diferenciam os melhores profissionais no mercado.
O objetivo é conviver melhor com a equipe e ter sucesso para atingir seus objetivos, como, por exemplo, traçar o caminho até uma promoção.
Na prática, isso gera produtividade e motivação para trabalhar — além de contribuir para a formação de um bom clima organizacional.
7 normas sociais para ter uma boa convivência no trabalho
Conforme vimos, as normas sociais são, na verdade, boas práticas que um profissional deve adotar no ambiente de trabalho.
Segui-las no dia a dia é uma forma de se relacionar melhor com líderes, subordinados e colegas.
A seguir, confira as principais dicas:
1. Resolva conflitos diretamente com os colegas
Se você tiver problemas de relacionamento com algum colega, a dica é tentar resolvê-los diretamente.
Evite criar intrigas ou falar mal de um colega para o restante da equipe.
Ao invés disso, utilize uma comunicação interpessoal eficiente para conversar com a pessoa, criando um diálogo franco para resolver os problemas o mais rápido possível.
2. Respeite todas as pessoas
Não importa se você é chefe, dono/dona da empresa ou colaborador. É obrigatório respeitar todas as pessoas.
O respeito mútuo entre os profissionais é o que permite a manutenção de um ambiente de trabalho saudável e amigável.
E ele deve ser exercido independentemente de religião, gênero, raça, classe, idade ou quaisquer outras diferenças entre você e seus colegas.
3. Saiba trabalhar em equipe
Outra regra que facilita a convivência no trabalho é desenvolver o espírito de trabalho em equipe.
Competitividade é importante, mas, quando exercida em excesso, atrapalha o crescimento do grupo como uma unidade.
Por isso, tenha em mente que, mais do que seu desenvolvimento individual, está em jogo a performance da equipe.
4. Elimine fofocas
Uma prática fundamental no trabalho é ficar longe de fofocas, que prejudicam a harmoniae a boa convivência entre a equipe.
Isso vai além de não falar de um colega para o outro. Inclui se afastar de conversas em que a fofoca esteja presente para eliminar qualquer chance de constrangimento.
5. Tenha cuidado com as brincadeiras
No ambiente de trabalho, é preciso respeitar limites. Lembre-se de que, muitas vezes, os colegas não são amigos pessoais.
Assim, brincadeiras e piadas podem deixá-los desconfortáveis e ofendidos.
Por isso, adote o bom senso sempre e mantenha a cautela até conhecer bem todos à sua volta.
6. Tenha cuidado com a higiene
Outro cuidado essencial diz respeito à higiene das áreas comuns no trabalho, como banheiros e cozinha.
Por exemplo: levou uma marmita para o trabalho ou utilizou canecas durante o dia? Lave-as imediatamente após o uso.
É uma atitude simples, mas que faz toda diferença na convivência em grupo.
7. Tenha cuidado com barulhos e distrações
Lembre-se de que, no ambiente de trabalho, você não está sozinho.
Por isso, barulhos e distrações podem prejudicar o trabalho alheio.
Em um artigo para a revista Entrepreneur, a especialista em etiqueta de negócios Jacqueline Whitmore afirma que conversas barulhentas, hábitos como tocar na mesa e se levantar diversas vezes podem criar uma distração irritante para quem tenta se concentrar.
Se você quiser ouvir música, podcasts ou vídeos, use fones de ouvido!
Saiba mais em: 12 Regras De Convivência No Trabalho (Guia Completo) (revelo.com.br)
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