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Normas sociais que garantem a boa convivência no trabalho

Published by Danilo França on

Existem regras de convivência no trabalho? 

Não existem regras de convivência no trabalho dispostas em um manual. No entanto, existem normas sociais e práticas que garantem a boa convivência: uma espécie de etiqueta profissional que favorece as relações no ambiente de trabalho.

É preciso, por exemplo, levar em conta a educação, a imagem pessoal no ambiente de trabalho e a maneira com que você interage com os colegas.

Seguir essas “regras” faz parte do conjunto de habilidades comportamentais que diferenciam os melhores profissionais no mercado.

O objetivo é conviver melhor com a equipe e ter sucesso para atingir seus objetivos, como, por exemplo, traçar o caminho até uma promoção.

Na prática, isso gera produtividade e motivação para trabalhar  — além de contribuir para a formação de um bom clima organizacional.

7 normas sociais para ter uma boa convivência no trabalho

Conforme vimos, as normas sociais são, na verdade, boas práticas que um profissional deve adotar no ambiente de trabalho.

Segui-las no dia a dia é uma forma de se relacionar melhor com líderes, subordinados e colegas. 

A seguir, confira as principais dicas:

1. Resolva conflitos diretamente com os colegas

Se você tiver problemas de relacionamento com algum colega, a dica é tentar resolvê-los diretamente.

Evite criar intrigas ou falar mal de um colega para o restante da equipe.

Ao invés disso, utilize uma comunicação interpessoal eficiente para conversar com a pessoa, criando um diálogo franco para resolver os problemas o mais rápido possível.

2. Respeite todas as pessoas

Não importa se você é chefe, dono/dona da empresa ou colaborador. É obrigatório respeitar todas as pessoas.

O respeito mútuo entre os profissionais é o que permite a manutenção de um ambiente de trabalho saudável e amigável.

E ele deve ser exercido independentemente de religião, gênero, raça, classe, idade ou quaisquer outras diferenças entre você e seus colegas.

3. Saiba trabalhar em equipe

Outra regra que facilita a convivência no trabalho é desenvolver o espírito de trabalho em equipe.

Competitividade é importante, mas, quando exercida em excesso, atrapalha o crescimento do grupo como uma unidade.

Por isso, tenha em mente que, mais do que seu desenvolvimento individual, está em jogo a performance da equipe.

4. Elimine fofocas

Uma prática fundamental no trabalho é ficar longe de fofocas, que prejudicam a harmoniae a boa convivência entre a equipe.

Isso vai além de não falar de um colega para o outro. Inclui se afastar de conversas em que a fofoca esteja presente para eliminar qualquer chance de constrangimento.

5. Tenha cuidado com as brincadeiras

No ambiente de trabalho, é preciso respeitar limites. Lembre-se de que, muitas vezes, os colegas não são amigos pessoais.

Assim, brincadeiras e piadas podem deixá-los desconfortáveis e ofendidos. 

Por isso, adote o bom senso sempre e mantenha a cautela até conhecer bem todos à sua volta.

6. Tenha cuidado com a higiene

Outro cuidado essencial diz respeito à higiene das áreas comuns no trabalho, como banheiros e cozinha.

Por exemplo: levou uma marmita para o trabalho ou utilizou canecas durante o dia? Lave-as imediatamente após o uso.

É uma atitude simples, mas que faz toda diferença na convivência em grupo.

7. Tenha cuidado com barulhos e distrações 

Lembre-se de que, no ambiente de trabalho, você não está sozinho. 

Por isso, barulhos e distrações podem prejudicar o trabalho alheio.

Em um artigo para a revista Entrepreneur, a especialista em etiqueta de negócios Jacqueline Whitmore afirma que conversas barulhentas, hábitos como tocar na mesa e se levantar diversas vezes podem criar uma distração irritante para quem tenta se concentrar.

Se você quiser ouvir música, podcasts ou vídeos, use fones de ouvido!

 

Saiba mais em: 12 Regras De Convivência No Trabalho (Guia Completo) (revelo.com.br)

 

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