fbpx

4 profissões que jamais serão substituídas por inteligência artificial.

Published by Danilo França on

Profissões que envolvem cuidados e criatividade são as que apenas humanos podem desempenhar

Da Alexa ao ChatGPT, a inteligência artificial (IA) deixou de ser um assunto do futuro para invadir todas as áreas do nosso dia a dia: escola, lazer e, é claro, trabalho. Não faltam previsões de profissões que vão desaparecer devido a essa tecnologia. 

Esse exercício de futurologia vem sendo feito por diversas instituições: afinal, quais são as áreas do trabalho que vão continuar dependendo da ação humana?

1. Agentes sociais

Esses profissionais têm apenas 0,98% de chance de desaparecer, segundo o site Will Robots Take My Job?, elaborado a partir de uma pesquisa e um workshop realizado na Universidade de Oxford. Isso porque o calor humano é parte fundamental dessa profissão: um agente social é encarregado de prestar suporte a famílias em situação de vulnerabilidade, seja ela econômica, social ou emocional.

2. Fonoaudiólogos 

A voz humana comunica não apenas por palavras, mas por entonação. E essa nuance as máquinas não conseguem replicar. Por isso, os fonoaudiólogos têm baixíssima chance de serem substituídos por automatização.

3. Psicólogos 

Mais uma profissão em que a empatia, uma emoção inerentemente humana que a inteligência artificial ainda não conseguiu replicar, é essencial. Eles se dedicam a entender processos intrapessoais e interpessoais, isto é, nossas relações conosco e com os outros, de forma a contribuir para o bem-estar emocional de seus pacientes.

4. Médicos 

Apesar de não ser incomum ver cirurgias feitas por robôs, os médicos estão perto de serem profissionais insubstituíveis.

Ao seguir essa carreira, você se dedicará ao diagnóstico, tratamento e cura de pessoas com as mais diversas enfermidades.

Algumas das especializações possíveis são pediatria, oftalmologia, ortopedia, oncologia, ginecologia etc. Outra área correlata que por enquanto também é insubstituível é a enfermagem.

Leia mais em: Guia do estudante  

Gostou deste artigo? siga-nos nas redes sociais para saber tudo sobre o mundo dos negócios e suas inovações!

Se você gostou desse conteúdo, por favor, compartilhe com seus amigos. Este pequeno gesto de sua parte nos ajuda muito!


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *