Comunicação eficaz no mundo corporativo
Comunicação eficaz no mundo corporativo
Um dos fatores mais importantes nas empresas é a comunicação interna. Afinal, se ela não existir, as empresas podem ter grandes prejuízos, como a perda de funcionários talentosos, clima organizacional ruim, desperdício de dinheiro, entre outros. Por isso, vamos falar o que é comunicação eficaz no mundo corporativo e como melhorar na sua empresa.
O que é comunicação eficaz no mundo corporativo?
Comunicação eficaz é o resultado da fala do locutor ao ser compreendida pelo interlocutor.
Para conseguir esse resultado, a conversa não pode ter ruídos, não pode causar desentendimentos e nem ser transmitida pela metade ou de maneira errada.
Essa teoria precisa ser colocada em prática em todos os momentos da vida das pessoas, e no ambiente de trabalho isso se torna ainda mais importante pois coloca em risco toda a dinâmica de uma empresa.
Para fazer uma comunicação eficaz no mundo corporativo é preciso seguir alguns princípios básicos, como:
- praticar a escuta ativa;
- fazer uma boa comunicação verbal;
- controlar as emoções;
- evitar situações estressantes;
- demonstrar suas ideias.
Como melhorar a comunicação corporativa?
1. Avalie a comunicação existente
Para melhorar a comunicação entre os colaboradores dentro da empresa, o primeiro passo é a avaliação do cenário atual. Você pode fazer isso através de pesquisas internas.
Verifique o que precisa ser melhorado na comunicação interna e crie um planejamento por ordem de priorização das ações.
Dessa forma, você saberá com clareza o que não está fluindo na comunicação e o que está funcionando bem. Isso facilita a tomada de decisão e priorização no plano de ação.
2. Crie uma ouvidoria interna
Uma forma de ouvir o que os funcionários têm a dizer sobre a empresa é a implementação de uma ouvidoria interna.
Essa ouvidoria incentiva a participação dos profissionais no processo de melhoria da comunicação da empresa.
3. Faça reuniões para se comunicar com a equipe
Peça para os gestores e líderes realizarem reuniões sempre que for necessário falar com todos da equipe.
Porém, as reuniões precisam ser eficazes e promover o diálogo entre todos os participantes.
Portanto, peça que as reuniões sejam bem planejadas para que todos tenham a chance de se comunicarem e tornarem o trabalho mais produtivo.
4. Incentive as anotações e organização das ideias
Um dos principais erros na comunicação após as reuniões é o esquecimento do que foi conversado ou planejado.
Sendo assim, para relembrar os principais pontos debatidos, as anotações por escrito são ótimas aliadas.
Um profissional pode ser o responsável por fazer a ata da reunião, organizar as ideias e enviar o conteúdo para todos os participantes.
5. Dê feedbacks
Crie uma cultura de feedbacks para avaliar o desempenho e desenvolver os colaboradores.
Isso porque o feedback é uma excelente ferramenta de comunicação sobre a performance dos funcionários.
Porém, as avaliações não devem ser unilaterais, os líderes e gestores também precisam ser avaliados para entenderem o que precisam melhorar.
Quais os benefícios de uma comunicação eficaz?
Veja os principais motivos para garantir a comunicação eficaz dentro da empresa:
- Planejamento otimizado
- Engaje e motive os colaboradores
- Diminui os conflitos
- Melhora o clima organizacional
- Equipe mais unida.
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