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Comunicação eficaz no mundo corporativo

Published by Danilo França on

Comunicação eficaz no mundo corporativo

   Um dos fatores mais importantes nas empresas é a comunicação interna. Afinal, se ela não existir, as empresas podem ter grandes prejuízos, como a perda de funcionários talentosos, clima organizacional ruim, desperdício de dinheiro, entre outros. Por isso, vamos falar o que é comunicação eficaz no mundo corporativo e como melhorar na sua empresa. 

O que é comunicação eficaz no mundo corporativo?

   Comunicação eficaz é o resultado da fala do locutor ao ser compreendida pelo interlocutor. 

   Para conseguir esse resultado, a conversa não pode ter ruídos, não pode causar desentendimentos e nem ser transmitida pela metade ou de maneira errada.

   Essa teoria precisa ser colocada em prática em todos os momentos da vida das pessoas, e no ambiente de trabalho isso se torna ainda mais importante pois coloca em risco toda a dinâmica de uma empresa.

   Para fazer uma comunicação eficaz no mundo corporativo é preciso seguir alguns princípios básicos, como:

  • praticar a escuta ativa;
  • fazer uma boa comunicação verbal;
  • controlar as emoções;
  • evitar situações estressantes;
  • demonstrar suas ideias.

Como melhorar a comunicação corporativa?

1. Avalie a comunicação existente 

   Para melhorar a comunicação entre os colaboradores dentro da empresa, o primeiro passo é a avaliação do cenário atual. Você pode fazer isso através de pesquisas internas. 

   Verifique o que precisa ser melhorado na comunicação interna e crie um planejamento por ordem de priorização das ações. 

   Dessa forma, você saberá com clareza o que não está fluindo na comunicação e o que está funcionando bem. Isso facilita a tomada de decisão e priorização no plano de ação.

 

2. Crie uma ouvidoria interna

   Uma forma de ouvir o que os funcionários têm a dizer sobre a empresa é a implementação de uma ouvidoria interna.

   Essa ouvidoria incentiva a participação dos profissionais no processo de melhoria da comunicação da empresa.

 

3. Faça reuniões para se comunicar com a equipe

   Peça para os gestores e líderes realizarem reuniões sempre que for necessário falar com todos da equipe. 

   Porém, as reuniões precisam ser eficazes e promover o diálogo entre todos os participantes. 

   Portanto, peça que as reuniões sejam bem planejadas para que todos tenham a chance de se comunicarem e tornarem o trabalho mais produtivo.

 

4. Incentive as anotações e organização das ideias

   Um dos principais erros na comunicação após as reuniões é o esquecimento do que foi conversado ou planejado.

   Sendo assim, para relembrar os principais pontos debatidos, as anotações por escrito são ótimas aliadas.

   Um profissional pode ser o responsável por fazer a ata da reunião, organizar as ideias e enviar o conteúdo para todos os participantes.

 

5. Dê feedbacks

   Crie uma cultura de feedbacks para avaliar o desempenho e desenvolver os colaboradores.

   Isso porque o feedback é uma excelente ferramenta de comunicação sobre a performance dos funcionários. 

   Porém, as avaliações não devem ser unilaterais, os líderes e gestores também precisam ser avaliados para entenderem o que precisam melhorar.

Quais os benefícios de uma comunicação eficaz?

Veja os principais motivos para garantir a comunicação eficaz dentro da empresa:

  • Planejamento otimizado
  • Engaje e motive os colaboradores
  • Diminui os conflitos 
  • Melhora o clima organizacional
  • Equipe mais unida.

 

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