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Dicas para aumentar suas vendas.

Published by Danilo França on

1. Faça o planejamento comercial;

O ideal é começar o ano com os objetivos claros para toda a equipe. Para isso, faça a coleta das métricas do ano anterior e analise quais ações trouxeram retorno positivo. Elas podem entrar no planejamento do próximo ano, buscando um resultado parecido ou melhor. Olhe para os meses de baixa performance, procurando compreender o que poderia ter sido diferente.

Também é indicado ter uma primeira versão da previsão de vendas para o ano que está sendo planejado. Com isso em mãos, é possível ter uma ideia dos investimentos necessários, desde ações de marketing até novas contratações.

 

2. Pratique up-sell e cross sell;

O up-selling e o cross selling são técnicas simples, mas muito eficazes que podem ser negligenciadas pelas empresas durante os períodos de maior movimento.

Os benefícios potenciais dessas atividades podem ser facilmente exemplificado considerando uma transação em uma cafeteira de grande nome.

Você pode aumentar o poder do up-selling e do cross selling, fornecendo um script de vendas aos vendedores, fazendo com que eles sugiram outros itens ou produtos para seus clientes.

 

3. Tenha uma estratégia de preços;

As pessoas estão com suas cabeças cheias de frases com desconto, promoção, compre 2 e pague 1, que você vai fisga-las mais facilmente se usar isso a seu favor.

Isso não significa que você deva usar apenas a estratégia de promoção para vender mais, mas você pode ter um produto de entrada mais barato para depois oferecer adicionais pelo seu preço normal (up-sell e cross sell sempre são excelentes dicas para melhorar vendas), aumentando o ticket médio de cada compra.

 

4. Invista em treinamento;

Uma maneira de demonstrar esse compromisso é investindo em treinamentos de vendas — podem ser internos, externos, com especialistas do mercado ou ministrados pelo próprio gestor.

Essas capacitações podem abranger tanto temas técnicos, que ajudem a aprimorar as metodologias de prospecção, abordagem e negociação, quanto de outras habilidades, como as chamadas soft skills.

Elas são habilidades pessoais e comportamentais, que também interferem na performance profissional dos funcionários e que, felizmente, podem ser adquiridas e aperfeiçoadas. São exemplos de soft skills:

  • Inteligência emocional;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Foco no cliente;
  • Colaboração em equipe;
  • Motivação;
  • Comunicação;

 

5. Venda mais para os clientes atuais;

Muitos negócios investem somente na atração de novos clientes, mas se esquecem que os consumidores atuais também podem ser uma ótima fonte de novos negócios.

Além de focar em retê-los, é possível, também, vender mais para eles. Isso pode ser feito por meio de cross-sell e upsell. O primeiro acontece quando você oferece um produto ou serviço complementar à oferta adquirida pelo cliente. Já o segundo consiste em oferecer ao consumidor a possibilidade de melhorar o que ele está levando para casa, apoiado por uma boa condição de compra. 

 

6. Crie um programa de recuperação de clientes;

Recuperar seus clientes inativos, sem dúvida, está entre as mais usadas dicas para melhorar vendas.

Fazendo isso você consegue não apenas chamar a atenção de clientes que, por algum motivo não fazem mais negócios com a sua empresa, bem como fazer com que eles estejam receptivos às suas ofertas.

Recupere contato com antigos clientes, para atingir o maior número de pessoas possível e fazer com que o alcance da sua mensagem chegue onde não seria possível.

 

7. Use a persuasão em vendas; 

Persuasão é uma técnica bastante usada na área comercial, que consiste em convencer os clientes a fecharem negócio, tudo isso sem apelar para a inconveniência.

Há diversas maneiras de usar a persuasão em vendas, mas podemos citar algumas dicas básicas: 

  • Use as palavras certas: chame o cliente pelo nome e use o pronome pessoal de tratamento “você”, para demonstrar proximidade;
  • Saiba fazer perguntas: o vendedor deve ouvir mais do que falar, principalmente quando se trata de uma venda consultiva. Dar preferência a questões abertas, aquelas que começam com “como?” e “por quê?” ajuda a obter informações valiosas para adaptar o seu discurso;
  • Domine os gatilhos mentais: um gatilho mental é um estímulo que faz o nosso cérebro tomar uma decisão. Oferecer benefícios, fazer com que o Lead assuma um compromisso com você e demonstrar autoridade são alguns gatilhos que podem ajudar você a vender mais. 

 


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