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O principal papel dos Gestores nesse cenário é olhar para o mercado em que a empresa atua, verificar as tendências que existem para esse mercado e, então, definir quais serão as diretrizes para o processo de inovação.

Segundo o relatório de inovação publicado pela Escola de Negócios IMD – de Lausanne, Suíça – normalmente, mercados mais maduros, como metal mecânico, moveleiro e de vestuário, tendem a implementar inovações mais voltadas a processos, por possuírem uma cultura mais rígida. Mercados emergentes, como tecnologia, energia alternativa e biotecnologia, tendem a lançar inovações mais disruptivas por possuírem uma cultura mais livre.

A inovação é uma ciência, e como ciência, pode ser trabalhada aos poucos (isso não significa que seja lentamente), pautada em ações e responsabilidades pré-definidas. E, conforme a temática for amadurecendo internamente, os prazos podem se tornar menores e os níveis de risco a serem assumidos, maiores.

Apesar de não haver uma fórmula mágica para implantar a gestão da inovação, pois a inovação depende preponderantemente de pessoas, e o que funciona para mim, pode não funcionar para você, existem alguns passos que ajudam a nortear este trabalho.

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Fonte: Administradores.com


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