fbpx

Dentro do ecossistema das startups, um segmento tem se desenvolvido bastante nos últimos anos e ganhado destaque por sua preocupação com a sustentabilidade: as cleantechs. Conhecidas também como startups verdes ou de tecnologia limpa, são empresas que buscam inovar por meio da sustentabilidade utilizando a tecnologia limpa para aumentar a produtividade e eficiência  de processos, enquanto reduzem custos e evitam desperdícios.

Pesquisadores do Mapeamento do Ecossistema de Startups de Cleantech no Brasil apontam que existem numerosas e amplas definições para o que é uma cleantech. Mas para entrar na categoria, a empresa precisa atender três requisitos: fazer mais com menos; ser menos poluente; e possuir modelo de negócio rentável. O levantamento estima que o Brasil possua 136 empresas dentro desse segmento, sendo que 43% estão concentradas em São Paulo.

Ainda de acordo com a pesquisa, as cleantechs podem ser divididas em oito categorias: energia limpa, armazenamento de energia, eficiência, transporte, ar e meio ambiente, indústria limpa, água e agricultura, sendo a maioria focada em energia limpa. Além disso, 33% dessas empresas atuam no mercado sem concorrência e mais de 70% atuam com o modelo B2B (business to business).

 

Para ler a matéria na integra Clique Aqui.

Compartilhem com os Amigos!

Fonte: Época Negócios


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *