fbpx

Você sabe o que é Proptech? Este conceito que pode revolucionar o setor imobiliário

 

Smart Place Coworking

Proptech

 

Saiba mais informações sobre este termo que já está a ser bastante difundido entre profissionais do setor de imóveis.

 

Como muitas coisas na vida, construir grandes empresas depende do tempo. O mesmo poderia ser dito sobre as empresas de tecnologia imobiliária (Proptechs), mas as startups nesta categoria não têm recebido a mesma oportunidade e atenção que seus pares em outros setores.

 

Por décadas, a Proptech recebeu a ponta curta do bastão. O mercado imobiliário é a maior classe de ativos do mundo, com valor de US $ 277 trilhões, três vezes o valor total de todas as empresas de capital aberto. Mesmo assim, as empresas de fintech receberam sete vezes mais financiamento de capital de risco do que as suas “irmãs” imobiliárias.

 

Esses níveis mais baixos de investimento foram atribuídos anteriormente à lenta taxa de adoção de tecnologia e digitalização no setor imobiliário, mas isso não é mais o caso. As empresas do setor imobiliário estão adotando a inovação mais rápido do que nunca.

 

Casas à venda em Osasco são bons exemplos de imóveis construídos com a Proptech. Contemporâneas, funcionais e bastante seguras, as residências que contam com tecnologia imobiliária na capital do Ceará não só atraem os olhares de pessoas de todo o país, como também de corretoras e incorporadoras que buscam aumentar o valor dos seus portfólios de imóveis.

 

Agora, 81% das organizações imobiliárias planejam usar novas tecnologias digitais em processos de negócios tradicionais e os gastos com tecnologia e software estão crescendo mais de 11% ao ano. A adoção tecnológica acelerou até mesmo durante a pandemia, à medida que as empresas foram forçadas a se adaptar rapidamente.

 

Historicamente, a força ou a fraqueza da economia em geral e do setor imobiliário estão intimamente ligadas e correlacionadas.

 

Embora alguns possam apontar para o impacto negativo da covid-19 em certas partes do mercado imobiliário como evidência de que a Proptech só pode prosperar em tempos de boom, acredita-se que construir uma empresa Proptech de sucesso é menos sobre antecipar aumentos econômicos e mercados e mais sobre o momento e aproveitar as tendências tecnológicas certas.

 

Resumindo, este é um momento tão bom quanto qualquer outro para começar uma empresa de Proptech se você souber onde procurar. A história está repleta de exemplos de empresas que fizeram exatamente isso.

 

O que é Proptech?

 

Os desenvolvimentos tecnológicos impactaram profundamente quase todos os setores, desde bancos e seguros até moda, alimentos e varejo.

 

Essas novas tecnologias estão mudando à maneira com que os mercados se comunicam e fazem negócios de forma mais sólida e, como resultado, essas inovações tecnológicas disruptivas estão impulsionando novos modelos de negócios, mesmo fora das instituições de serviços financeiros existentes.

 

E o setor imobiliário não é exceção. Basta perguntar para quem pensa em comprar um apartamento em Osasco para saber como as pessoas que buscam imóveis já falam muito sobre isso e nem sabem que estão falando, na realidade, também de tecnologia imobiliária.

 

Em resumo, Proptech é uma combinação de dois termos – propriedade e tecnologia – e se refere às novas tecnologias disruptivas e ideias inovadoras que buscam revolucionar os mercados imobiliários.

 

Também conhecida como tecnologia imobiliária, a Proptech otimiza a maneira como as pessoas alugam, compram, vendem e administram uma propriedade. A Proptech está reformulando a forma como a propriedade é comprada, vendida, alugada, projetada, administrada e comercializada.

 

Qual a diferença entre os termos Fintech e Proptech?

 

Por terem nomes parecidos, os termos muitas vezes geram confusão entre as pessoas que não sabem o que cada um significa. Apesar de ambos estarem relacionados com conhecimentos tecnológicos, possuem escopos de atuação bastante diferentes.

 

Do ponto de vista do significado, Fintech é uma combinação dos termos finanças e tecnologia e refere-se a qualquer empresa que usa tecnologias modernas e ideias inovadoras para fornecer serviços financeiros automatizados e aprimorados.

 

Não se trata apenas de uma tecnologia ou de um nome, mas de um termo coletivo para todas as tecnologias emergentes de serviços financeiros.

 

Já uma Proptech refere-se às novas tecnologias e inovações disruptivas da era digital que buscam revolucionar os mercados imobiliários e já estão, inclusive, bastante presentes nas casas à venda. A Proptech, portanto, é para o mercado imobiliário o que a Fintech é para o setor financeiro e bancário.

 

Do ponto de vista da tecnologia, Fintech é a interrupção dos serviços financeiros usando ferramentas modernas, como tecnologia blockchain, ciência de dados, aprendizado de máquina avançado, inteligência artificial, biometria, comércio eletrônico e assim por diante.

 

A Fintech, como disciplina, depende da coleta e análise de dados, da inteligência e da implementação para criar novos serviços que complementem os modelos de negócios atuais.

 

Já a Proptech usa as mesmas tecnologias e ferramentas para inovar os mercados de propriedade e imobiliário, quase da mesma forma que a fintech transformou o setor financeiro. Proptech é o uso de software e hardware, como virtualização de dados, blockchain, IA, impressão 3D, etc. para facilitar a compra, venda e gerenciamento de propriedades.

 

O objetivo de uma Fintech e de uma Proptech também são diferentes. A Fintech atende a uma variedade de necessidades de produtos e serviços de maneiras que podem ser facilitadas por meios digitais. Usando novas tecnologias e inovação, a fintech visa automatizar e melhorar a entrega e o gerenciamento de serviços financeiros.

 

O objetivo das empresas fintech é criar serviços e implementações para aqueles segmentos que não fazem parte dos modelos tradicionais de serviços financeiros.

 

A Proptech, por outro lado, é uma abordagem inovadora para o setor imobiliário que visa redefinir as formas como uma propriedade é comprada, vendida, alugada, projetada, administrada e comercializada.

 

Como exemplificação, podemos dizer que a Fintech está mudando o cenário financeiro por meio de meios eletrônicos. Por exemplo, os consumidores agora usam o banco online para transferir e receber fundos, pagar contas, receber cheques de pagamento, administrar empréstimos e muito mais.

 

O PayPal é um exemplo interessante e excelente de fintech que é bem conhecido como uma plataforma para facilitar transações financeiras por meio da colaboração com bancos reais.

 

A Proptech, por sua vez, segue trajetória semelhante com empresas especializadas em digitalização do setor imobiliário. Alguns exemplos incluem Matterport, Airbnb, Zillow, Compass, Homelink, Opendoor, etc.

 

Benefícios da Proptech

 

Existem várias maneiras pelas quais os desenvolvimentos na Proptech podem beneficiar o setor imobiliário. Quem quer comprar apartamento vai encontrar várias opções de imóveis equipados com tecnologias de última geração. E quem quer vender vai lucrar mais por ter investido tanto nas residências.

 

Este caso exemplifica como as Proptechs não são apenas um caminho lucrativo para os investidores, mas também apresentam novas ferramentas que estão ajudando milhões de compradores, vendedores e proprietários a melhorar as comercializações de propriedade.

 

Portanto, tanto empresas quanto usuários podem lucrar com a Proptech. Mas quais são as vantagens tangíveis? Vamos descobrir.

 

Maior inovação no mercado imobiliário: a big data, por exemplo, que faz parte do escopo de conhecimentos explorados dentro das Proptechs, pode fornecer informações e conhecimento necessários para tomar decisões informadas, o que torna mais prático comprar e vender mais propriedades.

 

Mais transparência: novas tecnologias, como big data ou blockchains, aumentam particularmente a transparência. Várias ferramentas podem ajudar as pessoas a rastrear suas transações imobiliárias com o toque de um botão. Como cada parte envolvida terá visibilidade de todas as transações, é possível maior transparência.

 

Promoção aprimorada: de plantas baixas e galerias a passeios on-line, a expansão das ferramentas virtuais 3D permite que os corretores imobiliários promovam mais facilmente uma propriedade existente ou um empreendimento futuro. O Snaptrude, por exemplo, é uma das mais famosas ferramentas de projeto arquitetônico, que transforma em segundos um esboço desenhado à mão de uma planta baixa em um modelo 3D.

 

Maior valor: todos esses cenários podem, em última análise, aumentar o valor de um imóvel, o que, por sua vez, resultará em maiores retornos financeiros. Apenas pense nisso. Edifícios com Proptech provavelmente serão associados à qualidade e vistos como mais valiosos do que edifícios que não são fornecidos com Proptech.

 

Como resumo dos benefícios trazidos pela atuação de uma Proptech, pode-se dizer que as suas mais diferentes aplicações podem ter um grande impacto no mercado imobiliário. A força está na combinação deles, o que oferece valor adicional.

 

Se gostou deste artigo, siga-nos nas redes sociais para saber todas as últimas novidades sobre o mercado de imóveis!

Se você gostou desse conteúdo, por favor, compartilhe com seus amigos. Este pequeno gesto de sua parte nos ajuda muito!

 


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *