Dicas de uso de inteligência artificial no seu negócio.
Como saber se minha empresa deve usar inteligência artificial?
Devo implementar a tecnologia no meu negócio agora mesmo? Se esse for o caso, por onde começar? A resposta a essas perguntas depende da natureza do negócio e dos objetivos em usar IA na empresa.
No entanto, comparando a revolução da inteligência artificial com a da internet, nos anos 90, é possível observar que as empresas que ignoraram o digital e não marcaram presença online, perderam espaço e mercado.
Por onde começar? Entenda se você deve aplicar inteligência artificial no seu negócio e como fazer:
Para entender o uso da Inteligência Artificial nos negócios é preciso, antes, entender o que ela é. No contexto científico, ela é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem as capacidades humanas. Entre elas estão a habilidade de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas. Ou seja, a capacidade de ser inteligente. O ponto crucial da inteligência artificial é desenvolver máquinas capazes de guardar, cruzar e analisar em tempo recorde, uma quantidade de informações, infinitamente maior do que nós humanos.
1. Invista em seu banco de dados
A inteligência de seu negócio, está na interação com seus clientes. E para tomar decisões efetivas quanto ao aproveitamento da inteligência artificiar na sua empresa, é preciso ter informações. Independentemente do produto ou serviço que você oferece ao mercado, é preciso captar informações de seus clientes. A base da inteligência artificial são os dados. Com eles é possível gerar inteligência para seu negócio. Como fazer isso? Tenha um CRM. Ele é o coração das estratégias de marketing, vendas e relacionamento com uma empresa.
Com um sistema desses, é possível identificar tendências de comportamento de clientes, produtos e serviços mais demandados etc. Paralelamente, à estratégia da implantação do sistema de CRM, sua empresa poderá integrá-la com várias plataformas de tecnologia e de inteligência artificial para agregar valor ao processo decisório de seu negócio bem como para inovar em seus produtos e serviços, a partir das análises preditivas.
2. Invista em canais de contato.
Quanto mais canais de contato a sua empresa tiver, mais poderá interagir e captar informações de interação de seus clientes com a sua marca. Isso viabiliza o uso do Big Data para mapear e compreender plenamente seus consumidores. E também otimiza seus processos de negócios. Alguns canais de contato já são velhos conhecidos dos empresários: site, redes sociais, blog, whatsapp.
3. Identificação do objetivo
Antes de implantar recursos de IA na empresa é preciso identificar qual será o objetivo das novas ferramentas. Pense em quais processos o negócio deseja melhorar, como:
- aumentar as vendas;
- melhorar a produtividade do negócio;
- reduzir custos com pessoal;
- otimizar o tempo.
Ter um objetivo estabelecido ajuda na hora de definir quais ferramentas serão implantadas. Além de poupar tempo, identificar o objetivo de adotar novas tecnologias vai evitar que a empresa tenha custos com ferramentas que não serão utilizadas.
Estas dicas sobre como aproveitar a Inteligência Artificial são apenas uma introdução ao que é possível. Há muito o que aproveitar da IA que pode beneficiar os negócios e a gestão deles. Isto tem foco em especial quanto à melhoria nos produtos e serviços.
Saiba mais em: Sebrae
Gostou deste artigo? siga-nos nas redes sociais para saber tudo sobre o mundo dos negócios e suas inovações!
Se você gostou desse conteúdo, por favor, compartilhe com seus amigos. Este pequeno gesto de sua parte nos ajuda muito!
0 Comments